Notícias

Ranking traz as melhores (e piores) escolas municipais de Diadema, segundo o Ideb

O Ministério da Educação divulgou na segunda-feira (03) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) correspondentes ao ano de 2017, possibilitando medir o desempenho das escolas municipais de Diadema, ou seja, daquelas que abrigam estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e que são administradas pela Prefeitura.

Em uma escala que vai de zero a 10, o Ideb é um índice calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados e aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Ideb de escolas e municípios) e do Saeb (no caso do Ideb dos estados e nacional).

Apesar dos inúmeros problemas existentes na educação básica, o Brasil alcançou o índice de 5,8, atingindo a meta proposta e alcançando o melhor nível desde que o indicador foi criado, em 2007.

Diadema ficou acima da média nacional, com Ideb de 6,5. O destaque vai para as escolas Anita Catarina Malfatti e Olga Benario Prestes, que lideram o ranking.

POSIÇÃOESCOLAIDEB 2017ATINGIU META?
01Emeb Anita Catarina Malfatti7,1Sim
01Emee Olga Benario Prestes7,1Sim
02EM Profa. Zilda Gomes R. Almeida6,9Sim
03EM Prof. Francisco Daniel Trivinho6,8Não
04EM Dr. Mario Santalucia6,6Sim
05Emeb Profa. Annete Melchioretto6,5Sim
05Emeb Prof. Florestan Fernandes6,5Sim
05EM Min. Francisco de Paula Q. Ribeiro6,5Sim
06EM Profa. Fabiola de Lima Goyano6,4Sim
06EM Insp. Reinaldo José Santana6,4Sim
07EM Dr. José Martins da Silva6,3Sim
08EM Dep. Freitas Nobre6,1Não
08Emeb Profa. Leticia Beatriz Pessa6,1Não

Segundo o Inep, as escolas Dr. Atila Ferreira Vaz, Novo Eldorado e Sagrado Coração de Jesus não atenderam aos requisitos necessários para terem o desempenho calculado.

Ainda nesta terça-feira (04), o Diadema.INFO deve divulgar o ranking das escolas estaduais, responsáveis pelo Ensino Fundamental I e II.

Outros rankings
Para ver o ranking das escolas estaduais sediadas na cidade, acesse aqui.

Para ver o ranking das escolas (públicas e particulares) de acordo com o desempenho no Enem, clique aqui.

Compartilhe!
  • 360
    Shares